Nos últimos anos os influenciadores digitais (ou influencers digitais) conquistaram um papel importante dentro das estratégias de comunicação das marcas.
O sucesso deles é baseado em dois aspectos fundamentais: audiência e autoridade. Ou seja, estamos falando de pessoas que têm milhares de seguidores e, por alguma razão, conseguiram construir uma boa reputação.
Diante da relevância que têm para determinados targets, é importante saber como usá-los a favor do seu negócio.
A primeira regra é simples: as ações com os influencers não devem ser tratadas de forma isolada, precisam ser incluídas no planejamento estratégico do e-commerce.
Esse segmento se expandiu tanto que hoje existem tipos diferentes de influenciadores. Vamos ver suas características:
Geralmente são pessoas que têm forte presença na mídia televisiva e, como tal, reúnem números estratosféricos de seguidores. Destacam-se, portanto, em razão do alcance.
Além da aderência à marca, é importante analisar o fato custo. Como desfrutam de um bom espaço, costumam cobrar caro para inserir conteúdos de marcas em suas mensagens.
Nesse caso, muitas vezes também se trata de uma celebridade, mas o que destaca o seu trabalho é a reputação. Até para mantê-la, as “negociações” costumam ser mais complicadas.
A recomendação, nesse caso, é criar iniciativas que sensibilizem a pessoa, a ponto de ela querer associar sua imagem à marca. Mais do que um negócio, o que vale aqui é o seu poder de convencimento.
Os influencers que se destacam por ter a marca pessoal forte também são mais difíceis de negociar. Compreensível, uma vez que dependem da imagem que construíram para manter a audiência.
São particularmente importantes para os setores de moda e de beleza, até porque sua opinião costuma ser bastante valorizada.
Multiplicaram-se nos últimos anos os influenciadores que fazem análises de setores específicos. A linguagem adotada por ele precisa ser respeitada, então, para que a ação dê certo, o anunciante deve contar com a participação na elaboração das mensagens.
Têm uma atuação mais polêmica, porque defendem causas específicas, mas geralmente mantêm um público bastante engajado. Nesse caso, o principal é ter uma marca alinhada com as causas defendidas.
Entendido o conceito e como encontrar os melhores influenciadores, é fundamental falar sobre os resultados, correto?
Assim como qualquer outra estratégia de comunicação, o trabalho nessa área precisa ser devidamente monitorado. Afinal, o que importa para as marcas são os resultados obtidos com aquela iniciativa.
Para não errar, comece determinando os objetivos pretendidos. Aumentar as vendas do e-commerce é uma meta relevante, porém nem sempre isso é possível no início da estratégia.
O marketing de influência, que pode ser trabalhado com os influenciadores, tem um papel importante para aumentar o reconhecimento da marca, torná-la referência.
Para que isso aconteça, o primeiro passo é estreitar os laços com o público de interessa da empresa. E esse é justamente o papel do influencer: ao citar a sua marca ele pode ajudar bastante nessa aproximação.
O boca a boca sempre teve relevância na comunicação das empresas. O que há de novo nas plataformas digitais é o poder de alcance das recomendações, que é muito maior, daí a importância da estratégia.
As redes sociais estão presentes na vida do consumidor e faz todo o sentido que os e-commerces consigam explorar melhor as oportunidades nessa área. Toda e qualquer possibilidade de criar relacionamentos mais amigáveis deve ser usada não apenas para vendas, mas para conhecer melhor o público.
Venha conhecer este e muito mais benefícios da nossa plataforma de E-commerce.